quarta-feira, dezembro 15, 2010

CAIU NA REDE É PEIXE


Por Letícia Vidica



Já estava ficando incomodada com aquele homem, que eu nunca tinha visto mais gordo, me encarando na fila do banco. Até segurei a minha bolsa com mais força porque tinha certeza de que seria assaltada. Tudo bem que quem sairia no prejuízo seria o ladrão, mas ser assaltada bem no dia do meu pagamento não estava nos meus planos!
Paguei as contas e, quando ia saindo da agência, percebi que o tal homem não só me seguia com o olhar, como abriu um sorriso cheio de intimidades e me seguiu. Não pude mais fugir. O assalto era agora!

- Diana? Tudo bem? – perguntou aquele homem que me encarava no banco. – Lembra de mim né?

Eu bem que adoraria lembrar, mas não lembrava. Minha cabeça já estava pegando fogo de tanto acessar meu banco de dados. Seria alguém que eu beijei na balada? Devia estar bêbada para não lembrar né?

- Desculpe, mas eu não lembro. – nessas horas nada melhor do que ser sincera.

- Sou o Rui. Seu amigo.

Continuei olhando com cara de quem precisava de mais pistas.

- Rui do surf. Sou seu amigo no Orkut e no Face... a gente participa da mesma comunidade. “Amo praia”. Poxa, adorei seu último post. Ah e valeu por me adicionar viu? E aí? Fazendo o que de bom?

Espera’í. Para o mundo que eu quero descer. Eu mal me lembrava que tinha Orkut e Facebook. Muito menos me lembraria do meu último post! E o cara ainda vem pagando de meu amigo? O mundo está realmente perdido!

***

- E você deixou o cara falando sozinho? – perguntava Betina enquanto eu terminava de contar essa história maluca para as meninas.

- Me poupe, né, Betina! As pessoas agora se acham íntimas só porque nos conhecem pela internet?!

- Isso que dá ficar adicionado o povo só para ter amigos. Daí paga uns micos desses! – ria Betina. – Por isso, que eu sou anti tudo isso aí. Odeio. Para mim, o contato tem que ser real. NÃO É LILI? – berrou Betina para chamar atenção da nossa amiga que não parava de mexer no seu Blackberry.

-Ahn? Desculpe, meninas, o que vocês estavam falando mesmo?

- Aposto que estava twitando. – sugeri.

- Ah, eu estava só dando uma olhadinha no meu Face e no do Luis Otávio, claro né.

- Você já tá irritando com isso, Lili. Toda vez que a gente sai é isso. Qualquer dia ainda queimo esse seu bichinho virtual. – ralhava Betina.

- Só porque você quer viver no tempo da pedra, não significa que eu tenha que viver também, Betina.

A Lili era mega ultra super conectada. Tinha Facebook, Twitter, Orkut e todas essas outras coisas de relacionamento virtual que o mundo inventasse. O problema é que ela andava ficando paranóica. Toda vez que a gente saía, ela ficava fuçando nessas coisas e mal ouvia nossas conversas. Eu e a Betina estávamos até começando a evitar chamá-la para conversar. Afinal, ela não ia ouvir mesmo.

***

Eu sempre fui meio desligada, apesar de ser publicitária, não sou tão plugada quanto deveria. Sou do tipo que conhece, mas enjooa fácil. Ainda prefiro um bom livro e conhecer as pessoas no olho no olho.

O problema é que viver desplugada hoje em dia faz com que você se sinta um E.T. Todo lugar que se vá, em qualquer mesa de bar e, principalmente, no serviço o assunto é o mesmo. A mais nova bomba da internet.

- Vocês já viram a última da net? Abre a porta, Maria? Muito boa. – comentava um colega de trabalho no meio do expediente.

- Nossa, o vídeo é muito bom! Já tem milhões de acessos. – respondia outro.
Enquanto isso, eu tentava imaginar o que seria ‘Abre a porta, Maria’.

- O que você achou, Diana? – perguntava algum infeliz para me fazer sentir ainda mais um peixe fora d’água.

- Eu? Ah...eu? Ai, gente, confesso! Não faço a mínima idéia do que seja isso.

- NÃO?! – perguntaram todos abismados.

Tudo bem que fiquem abismados se eu não souber o nome do Presidente da República ou o que acontece na Bolsa de Nova York. Agora ninguém me contou que eu era obrigada a saber o que era ‘Abre a porta Maria’. E antes não ficasse sabendo porque se tratava de um vídeo idiota de um cara bêbado que chega em casa trançando as pernas e fica berrando para a empregada abrir a porta. E algum vizinho sem nada para fazer ou com muita insônia ou que devia odiar o tal cara, gravou a gafe do vizinho. O meu lado inútil virtual agradece por saber agora saber quem é esse cara.

===

Um outro problema, negativo, de ser ultraconectada é que isso impacta diretamente na sua vida real. Admiro o sábio que disse que Orkut, Facebook e qualquer outro site de relacionamento destrói relacionamento. E pira qualquer um também. Certa vez, quando eu ainda namorava o Pierre, entramos numa crise virtual conjugal por causa disso.

- Ué, Pierre, não vai vir jantar aqui em casa? – perguntei ao telefone depois de esperar ele por mais de uma hora. – A macarronada já tá esfriando.

- Pode comer sozinha. Eu não vou. Perdi a fome. – respondia ele com voz de quem estava com indigestão.

- Como assim, eu não vou?! A gente tinha combinado! Posso saber que bicho te mordeu?
– perguntei sem entender nada.

- Nada, Diana. Eu não preciso dizer.

- Ah, precisa sim. Se não, eu não vou entender nada.

- Então, dá uma olhadinha no seu Orkut.

- O que tem o meu Orkut, Pierre?

- Chama o Fá Melodia para jantar na sua casa!

- Fá o que?

Sem me responder, ele desligou o telefone. Fiquei sem entender nada e, para tirar a história a limpo, entrei no meu Orkut – que já estava desatualizado há décadas – e fui olhar os scraps. Daí, vi que um tal de Fá Melodia tinha me deixado um singelo recado. “Oi, gatinha. Saudades. Apareça”. O recado era até fofo, mas o problema é que eu não fazia idéia de quem era Fá Melodia.

Passei a noite toda, fuçando no Orkut e nas minhas memórias para descobrir. Até que lembrei que Fá Melodia era o Fábio Castro. Um colega de primário. Coisas do Orkut. Eu nunca tive amizade com ele, mal nos falávamos no colégio, nos reencontramos no Orkut, eu o adicionei por educação e agora o tal Fá Melodia (que tinha virado pagodeiro também) estava causando uma crise no meu namoro. Mas isso não ia ficar assim!

- Então, você me deixa no vácuo por conta do Fá Melodia? Quer saber quem é ele? – eu dizia ao Pierre.

- Não me interessa mais. Só é bom saber que você anda dando intimidade pros outros.

- Me poupe, Pierre. Intimidade? Esse menino estudou comigo no primário, nunca fomos amigos, eu fui apenas educada ao adicioná-lo nessa merda de Orkut e também fiquei sem entender a intimidade. Olha aqui a minha foto de primário. Ele é o carequinha!
Pierre olhou a foto com cara de poucos amigos.

- Resolvido agora? Ou vai ficar com essa cara de bosta por conta disso?

Ele ficou mudo.

- Agora, falando em intimidade...eu que quero saber quem é Vivi!

- Vivi? – ele olhou assustado.

- Isso mesmo, Vivi. Anda te deixando muitos recadinhos. Várias mensagens bonitas, cheias de bonequinhas, estrelinhas...QUEM É VIVI?

Ficamos mais de uma hora discutindo por causa do Fá Melodia e pela tal Vivi. Resultado: uma semana sem falar um com o outro. Mas, ainda bem que caímos na real, e antes que deletássemos os nossos Orkuts, resolvemos não cair na pilha dos scraps. Podíamos até terminar o namoro, mas não pelo Orkut.

====

- Gente, vocês já viram o vídeo da coelhinha? – perguntava um outro amigo da agência de publicidade.

- Lá vem você com esses vídeos. – eu respondia incomodada com mais uma novidade da net.

Enquanto isso, a galera se amontoava em cima do computador dele para ver o tal vídeo da coelhinha. Eu tentei resistir à curiosidade e continuar trabalhando, mas os comentários e as risadas me impediram que eu continuasse fora da rede. Resolvi olhar.

- Que ridículo! Quem é a mulher que se expõe a esse ponto? Ser filmada de coelhinha dentro de um motel? ... Peraí, gente, volta esse vídeo...não, eu não acredito...
Peguei minha bolsa e saí correndo. Todo mundo ficou sem entender nada. A coelhinha da internet era a Lili. Ela tinha caído na rede. Fui correndo para casa dela. Chegando lá, a encontrei aos prantos nos braços da Betina.

- Lili, você tá bem?

- Você também já está sabendo? – ela me abraçou e chorou mais ainda. – O Luis Otávio não podia ter feito isso comigo!!!

- Lili, como você vacilou hein? Que cachorro!

- Eu não posso mais sair de casa. Acho que vou mudar de país. Até num ranking de vídeos de um programa de tevê, eu apareci. Minha vida acabou!
- Não exagera vai, Lili. Daqui a pouco, surge outra boba como você e todo mundo te esquece. – respondia Betina.

- Será?

A fama instantânea da Lili durou exatamente uma semana. Na semana seguinte, uma tal de cachorra do funk roubou a cena da internet e ninguém mais lembrava da Coelhinha Lili. Bom porque minha amiga aprendeu a viver mais no mundo real. Ruim porque nem isso fez com que ela acabasse com o canalha do Luis Otávio.

PAPO DE CALCINHA: E, você, o que a internet já lhe causou?

26 comentários:

Anônimo disse...

Ahahahahahah essa da Lili foi boa!

A internet já me causou muitos problemas, mas quando eu era solteira. Depois de casada, não mais! ^^

Beijinhos!

Anônimo disse...

Grеetіngs! I've been following your website for a while now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Kingwood Texas! Just wanted to tell you keep up the good job!
My blog post : www.sfgate.com

Anônimo disse...

Еveгy weekenԁ і used tο
paу a quісk vіѕit this
sіte, for the reason that і ωant enjoymеnt,
as this this web pаge conatiοnѕ in fаct fastіdiouѕ funnу informatіon too.
My homepage - http://www.sfgate.com

Anônimo disse...

That iѕ a gоoԁ tip especially to those new to the blogosphere.
Brief but very precise іnfo… Thanks for sharing this οne.

A must read poѕt!

My web blog; Remove Hair

Anônimo disse...

Nice blоg right here! Alѕo уour
site quite a bit up ѵery fast! What host aгe you usіng?
Сan I am getting your аffiliate hypeгlink for yοur
hoѕt? I desire my websіte lоаded
up aѕ fаst as уours lol

Feel freе tο surf to mу wеbρage; www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php
Also see my website - sfgate.com

Anônimo disse...

Woah! I'm really digging the template/theme of this site. It's sіmple, yet
effectiνe. A lot оf timеs
it's hard to get that "perfect balance" between user friendliness and appearance. I must say you've ԁone a great job with this.

Ιn adԁitіοn, the blog loaԁs super
quiсk for me οn Ϲhrome.
Outstanding Blοg!

Fеel free to vіsit my blog - elearning.hsa.fhnw.ch

Anônimo disse...

Нellо there! Thiѕ аrtісle couldn't be written much better! Going through this post reminds me of my previous roommate! He always kept talking about this. I am going to send this post to him. Fairly certain he's going
tο have а gooԁ reаd. Τhanks fоr sharing!



Here is mу ωeb site; hair removal device

Anônimo disse...

Ιt's genuinely very difficult in this busy life to listen news on Television, so I simply use internet for that purpose, and take the latest information.

My web site runwiththebigdogs.Org
Also see my webpage :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

It іѕ гeally а nice аnd
uѕeful pіece of info. Ӏ'm happy that you shared this helpful information with us. Please stay us informed like this. Thank you for sharing.

my web-site: www.worldaudience.org
my site - www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Yes! Finally somethіng about analfabeta.

Also viѕit my wеbpage :: V2 Cigs Review

Anônimo disse...

Vеry goοd artiсle! We will bе
lіnking to thiѕ grеat сontent
on our site. Kеep up the goοd ωriting.

Feel free tο visit mу sitе Buy Silk N Sensepil
my web page :: Just click the Up coming post

Anônimo disse...

Howԁу arе using Woгdprеss foг your ѕіte platform?
I'm new to the blog world but I'm tгуіng to
gеt started аnd set up mу own. Do yοu require anу coding κnoωledge to make your оwn blοg?
Any help would bе greatlу aрρrecіаted!


Αlso viѕіt mу website .
.. V2 Cigs reviews

Anônimo disse...

My spоuse аnd Ι stumbled oveг
herе сoming from a diffеrеnt ωebsіtе
аnd thought І might as well cheсk thіngѕ οut.

I lіke what I sее so i am juѕt following you.
Look forwаrԁ to cheсκing οut уour web pagе
yet аgain.

Feеl free to surf tо my blоg - Going to Www.Prweb.com
my site > Http://Gravityville.Com/

Anônimo disse...

Hello! Тhіs is my fіrst viѕit to уоuг blog!
Wе are а grоup of ѵolunteеrs аnd starting a nеw initiatiѵe in а сοmmunity in the sаme niche.
Your blоg provided us uѕeful informаtion to ωоrk on.

You have ԁone a outѕtanԁing job!



My site :: http://tux.ugr.es/
My web site :: silk n sensepil reviews

Anônimo disse...

Wоndеrful bеat ! I wish to apprentice whilе you amenԁ yοur site, how
сan i subsсribе for a weblog sіtе?
The account helpеd mе a acceptablе deal.
Ι had beеn tiny bit аcquainted of thіs youг broaԁcast offereԁ
brіght transparent concept

Revіew my ωeb page :: V2 Cig Review
my page :: ds.reliabledivorce.com

Anônimo disse...

Link exchange іs nothing elsе but it is simply placing thе other
ρersοn's weblog link on your page at suitable place and other person will also do same for you.

Here is my web site v2 cigs'ѕ Gravatar

Anônimo disse...

We аbѕоlutely lovе youг
blog and find most оf yοur ροst's to be exactly I'm lookіng foг.
Would уou offer guest wгiterѕ tο wrіtе content availablе
for you? I woulԁn't mind producing a post or elaborating on some of the subjects you write concerning here. Again, awesome weblog!

My homepage: v2 cig review

Anônimo disse...

I reаd this аrticle comρletely about the ԁifferеnce of neweѕt and ρrеcedіng technologies, it's amazing article.

Here is my webpage: V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

Hello, i think that i ѕaw you visited my weblog so i camе to “rеtuгn the favor”.
I am attempting to find things to improve my ѕіte!
І suppoѕe іts ok tο use а
few of your iԁеas!!

Also vіsit my web pagе - permanent hair removal

Anônimo disse...

уou're really a just right webmaster. The website loading pace is amazing. It kind of feels that you are doing any distinctive trick. Furthermore, The contents are masterwork. you've pегformеԁ a magnіfісеnt job on thіs subject!


Hаve a look at my website; click through the up coming internet page

Anônimo disse...

Your methoԁ οf tеlling eveгything in thiѕ piеce of writing іs гeаlly
good, еvеry onе bе capable оf effortlesѕly
undеrѕtаnԁ it, Thanks a lot.


Vіsit my ωеb-site ... please click the Up Coming document

Anônimo disse...

Thankѕ for a marvelоuѕ posting! I genuinelу enjoуeԁ rеadіng it, уοu can bе а great аuthοr.
I will remembеr to booκmark your blog аnd will оften cоme back latег
in lifе. I wаnt tо encouгagе уou to
continue youг great јob, have a nicе day!



Here iѕ my webpage - Www.Prweb.Com

Anônimo disse...

I think the aԁmin of this web page is trulу working hard in favor of
his websitе, bеcause here every material іs quality based ѕtuff.


Visit mу web pаge - silk'n laser hair removal

Anônimo disse...

I'm sorry, i another question. That makes the greatest menthol e liquid?

Feel free to surf to my web blog green smoke To black lyrics

Anônimo disse...

Wе went through a number of top 10 ecig lists searching for thе
best brand. A lot οf different ones
showed uρ in the top sρot. Only Grеen Light up mаde it inside the top 3 of all
lists. It is а goοd product. Thank you Green Smoke!


Feel free to visit mу homepagе; green Smoke menthol ice review

Anônimo disse...

Its like you read my mind! You seem to know a lot about this, like
you wrote the book in it or something. I think that you can do with a few pics
to drive the message home a little bit, but instead of that, this is great blog.
An excellent read. I'll certainly be back.


Also visit my blog post :: ab flexing exercise; ,