quarta-feira, junho 01, 2011

GAROTA FITNESS



POR LETÍCIA VIDICA


- Lili, que demora! Estávamos quase indo embora.- reclamava Betina com seu habitual mau humor, até mesmo nos dias de happy hour no bar do Pedrão como era aquele.

- Desculpem, amigas...é que eu estava na academia...vim correndo!!!

- Ué, mas de manhã quando eu te liguei você também me disse que estava lá? – eu dizia – Passou o dia todo enfurnada na academia, madame Lili?

- Praticamente! – respondia nossa amiga enquanto pedia um suco – Eu tinha aula de aeroboxe agora à noite e não podia perder né? O verão tá quase aí...

- Não seja exagerada, vai Lili! Mal entramos no outono!!! – eu exclamava ao me deliciar com um gorduroso, mas delicioso caldinho de feijão com torresmo.

- ...e além do mais o professor é um pecado!!!! – deliciava-se Lili.

- Eu sabia!!! Só podia ter homem no meio né? Você tá malhando para malhar o pecado depois né?

- Quase isso, Betina. Na verdade, malhar é saúde viu? Vocês é que deviam mexer o bumbum e começar a malhar né, mocinhas?

- Eu já malho bastante ...olha aqui quanta malhação...Pedrão , desce mais uma? – gritava Betina como quem pede ao instrutor da academia um alteres.

Será que eu deveria mexer o bumbum e encarar a tal da academia? Eu sempre odiei malhar. Não nego que já tentei inúmeras vezes encarar a malhação, mas sempre paro na metade do caminho e das últimas vezes parei no início mesmo. Até que seria bom tentar mais uma vez. Minhas calças que não fecham mais e o meu espelho agradeceriam pela colaboração. Sem contar que ando me sentindo cada dia mais ‘vagaba’. Só trabalho e não faço mais nada. Outro dia, travei a coluna brincando com os meus sobrinhos e perdi o fôlego subindo quatro degraus da escada do meu prédio (ai, como eu quis matar aqueles pestinhas lá do condomínio que quebraram o elevador!!!).

Será que eu teria pique? Eu jamais teria o pique da Lili. Isso é fato. Falando nela, minha amiga é (digamos assim) a gostosona do grupo. Sempre super preocupada com o corpo, adora malhar e, inclusive, malhação é a única coisa que a faz recusar um convite do Luis Otávio, o seu canalha encantado. Malha de segunda a segunda, faça chuva ou faça sol. Já a Betina nem quer ouvir falar de algo que lembre academia. Mas vamos combinar que a minha amiga é um caso à parte: ela convive muito bem com suas gordurinhas localizadas e é feliz assim. Já eu? Eu sou uma tortura chinesa. Sou do tipo mulher sanfona. Engordo e emagreço. Resultado: sempre tem uma banhinha pulando aqui, uma estria acolá, uma celulite nascendo ali e eu continuo não fazendo nada para vencer essa batalha incansável, mas sempre quero me matar quando percebo a presença desse trio parada dura atacando novamente.

***

- Sabe que não seria uma má idéia? Acho que vou encarar a academia sim!!! – falei convicta ao convite da Lili, depois de divagar sobre o assunto.

- Tá de brincadeira né, Diana? Você? Fala sério!!! Vai entrar na academia para ficar um dia? – ironizava Betina.

- Não liga para ela não, Di!!! Ótimo. Eu estava mesmo precisando de uma companhia para malhar. Começamos na segunda. Vai ser super divertido, você vai amar!!! – dizia Lili toda empolgada como uma filha única que vai receber a visita de uma coleguinha da escola para dormir esta noite em casa.

Nem preciso dizer que passei o final de semana todo pensando e repensando e pensando na minha decisão. Só não voltei atrás porque a minha querida amiga Lili não parava de me ligar para fazer planos para a nossa malhação de segunda.

****

‘Ding dong’

Acordei assustada com a campainha e mais assustada ainda com a hora. Quem seria às cinco e meia da manhã. Hoje não é sábado?

- Bom diaaaaa!!! E aí pronta para malhar? – era Lili toda empolgada e me fazendo lembrar que aquele seria o grande dia.

- Nossa, Lili, tomou pó de guaraná? Que animação!! Para quê malhar tão cedo?

- Pode levantar, lavar essa cara, colocar uma roupinha e bora borá... de manhã é o melhor horário para malhar...já dizia Digão, o meu personal.

Não tive escolha. Lutei um sumô contra o sono, mas venci a batalha.

- Diana, pelo amor de Deus. Você não vai para academia com essa roupa de faxineira né? – me recriminava Lili.

- Ué, Lili, eu vou apenas malhar e é a roupa mais confortável que eu tenho.

Lili se produzia toda para a malhação. Maiô rosa colado ao corpo, deixando a mostra todas as suas curvas e quase que também as suas estrias (se ela tivesse). Cabelo preso, luvinha, toalhinha... e blábláblá... Não adiantou bater o pé. Ela foi logo mexendo no meu guarda roupa, achou uma roupa mais adequada, segundo ela, e saímos após eu jurar para ela que sairíamos para comprar roupas melhores.

Cheguei na academia e levei um baita susto. O sol nem tinha raiado ainda e já havia centenas de pessoas naquele lugar. Ninguém dorme não? Em que mundo que eu vivo? Lili, que já era famosa na academia, foi me apresentando todo o complexo porque aquilo mais parecia uma cidade do fitness e depois fui para a tal da avaliação física.

Só não sai de lá e cortei os pulsos porque o tal do avaliador era um gato. Mas o gato só me reafirmou tudo que eu sabia e não queria ouvir: que estou sedentária, estou quase no sobrepeso e, falando em peso, eu não reconheci aquele número que apareceu na balança. Era alto demais. Depois daquela sessão de tortura, fui liberada para malhar. Lá fui eu encarar a esteira.

Enquanto eu fazia o aparelho e tentava prestar atenção na conversa da Lili que parecia uma matraca, fiquei observando aquele ambiente. Eu precisava tentar me situar ou me sentir mais em casa. Vi um mar de corpos suados e malhados. Mulheres invejosamente sem barriga, com bumbum definido, coxas grossas exibindo seus dotes na área da musculação. Ao lado de homens maravilhosos - e outros nem tanto – porém todos com tanquinhos que eu lavaria minha roupa inteira umas quinze vezes, deixando seus músculos a mostra ao puxar todo aquele ferro. Confesso que quase me excitei ao ver aquela cena. Porém, logo percebi que ali era uma área vip que eu jamais poderia entrar enquanto não perdesse uns sete quilos. Ali era para os Vips.

Será que não há pessoas normais nessa academia? Tinha e elas estavam bem ao meu lado. Todas se matando na esteira ou na bicicleta para perder uns quilinhos. Aquelas eram realmente normais...pneuzinhos a mostra, barriguinhas arrebitadas...Ali sim era o meu lugar.

- Vamos para musculação? – convidava Lili.

- Acho que ainda não estou preparada, amiga. Vai lá. Acho que vou encarar uma aula de step.

Lá fui eu para tal da aula. Logo que entrei na sala vi que todos os olhos se viraram para mim. Incrível como a gente se sente uma Mané quando vai fazer uma primeira aula. O professor dava as orientações como se fosse a minha aula particular. Eu parecia uma desengonçada. Errava todos os passos e me envergonhava com a cena que via naquele espelho. Falando em espelho, meu Deus, para quê tanto espelho num lugar só?

- Gostou da aula? É a sua primeira né? – perguntava o professor de step.

Será que ele não notou? Ou achou que sou desengonçada por natureza mesmo?

- Pode ficar tranqüila, mocinha. É super fácil. Na próxima aula, você estará bem melhor.

Quem dizia aquilo não era o meu professor e sim uma senhora de seus sessenta anos com a metade do meu peso, músculos definidos, sem barriga, com o dobro do meu ânimo tentando me animar. Vou cortar os pulsos. Não tenho dúvidas.

***

- E aí, amiga, gostou? Amanhã tem mais hein? – despedia-se Lili toda empolgada.

Será que teria? Será que eu encaro o segundo dia? Não, não posso desistir agora. É uma questão de honra! Preciso provar para Betina que eu não vou ser fraca dessa vez. Falando em fraqueza, foi assim que eu acordei no dia seguinte. Fraca e com dores em partes do meu corpo que eu nem sabia que existiam. Mal consegui levantar da cama. Se não fosse a Lili tocando a minha campainha às cinco e meia da manhã, eu teria desistido. Mas, a partir do segundo dia em diante, fiquei mais animada. Fiz até umas amizades, uma delas foi com a tiazinha da aula de step. Que pique invejável!!! Ela malhava há 3 anos , não faltava nunca e fazia todas as aulas. A que ponto eu cheguei? Sendo incentivada por uma pessoa que tem mais que o dobro da minha idade!!! A Lili?! A Lili gostava era de puxar ferro e de se exibir. E ficar na musculação era o harém para ela. Eu ainda preferia a ala das pessoas normais.

***

Um mês havia se passado e eu andava até que bem animada com a malhação. Confesso que até diminuí a comida para compensar tanta malhação. Eu andava tão regrada, minhas roupas andavam caindo tão bem no meu corpo que não havia dúvidas, eu tinha emagrecido. Resolvi então encarar a balança só para constatar o que eu já sabia: eu tinha emagrecido.

Como assim??? Foi o que berrei na balança da farmácia quando aquele número apareceu. Eu acordo todo dia com as galinhas, vou malhar, faço aula de tudo quanto é coisa, tenho que ficar ouvindo conselhos de uma personal vovó, parei de comer tudo que eu gosto e eu só emagreci 250 gramas?

- Calma, Diana, tem que ter calma!!! – tentava me acalmar Betina.

- Não me vem você com seus conselhos. Você venceu. Eu desisto.

- Diana? Pode ir largando esse copo de cerveja...-dizia Lili que acabara de chegar ao happy hour, mais uma vez, atrasada por causa da aula de aeroboxe.

- Eu não vou tomar só esse copo como a caixa inteira.

- O que aconteceu, Diana? Hoje você nem foi na academia.

- E nem vou mais. Perder meu tempo para quê? Para perder 250 gramas???? Melhor guardar dinheiro e encarar uma lipo.

- Diana, é devagar que o resultado aparece...

- Devagar? O meu resultado tá vindo de mula né? Eu malho todo dia como uma louca e perco 250 gramas? É brincadeira! Valeu pelo apoio, Lili, mas eu tô fora. Eu me rendo.

- Pensa bem, amiga...

- Vou pensar sim...garçom, me vê mais uma!

E foi assim que mais uma tentativa frustrada de malhar terminou. Confesso que ainda tenho algumas recaídas, mas nenhuma ainda me fez voltar a malhar. Eu ainda ando muito traumatizada com as 250 gramas. Falando nelas, o que levei um mês para perder, recuperei em 3 horinhas de happy hour no Pedrão. Matemática engraçada e desgraçada essa não? Não podia ser o contrário, meu Deus?

PAPO DE CALCINHA: VOCÊ TAMBÉM VIVE EM PÉ DE GUERRA COM A ACADEMIA? OU É REALMENTE UMA GAROTA FITNESS?

3 comentários:

Mayara disse...

Adorei!!!

Gigi disse...

Dei boas risadas com esse post, rsrs.

Sempre vivi em pé de guerra com a balança, só depois de mto tempo é que consegui estabilizar meu peso. Mas ainda havia umas gordurinhas chatas que só começaram a desaparecer depois que cortei definitivamente o açúcar branco da dieta (e não foi por querer emagrecer, foi por hipoglicemia mesmo).

E sempre digo que VALE MUITO A PENA DEIXAR DE COMER DOCE. Eu passo vontade, fico frustrada às vezes, mas qdo vejo meu corpo mais bonito, minha resistência aumentada, minha qualidade de vida bem melhor, penso que todo esforço não é em vão.

Há quatro anos tenho aulas de dança do ventre e atualmente comecei a caminhar na esteira (compramos uma). É mto bom ^^

Beijo

Rafael disse...

Muito bom hahahahaha lol

Eu tenho uma opiniao pareceda co ma autora do blog.. eu nao suporto academia acho um tedio.. ainda mais por que academia e basicamente um lugar pras pessoas se exibirem para as outras... prefiro os esportes ao ar livre...

adoro mountan bike, jogging, bungee jumping, montahismo, escalada, natcao, snowboard, slacklining, etc... adoro fazer tudo isso e nem lembro que balanca existe... e estou sembre bebendo a minha cerveja :)

esporte sempre. beijos pra autora do blog... continue escrevendo por favor :)